• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

domingo, 19 de setembro de 2010

60 anos.



É difícil imaginar uma casa que não tenha, pelo menos, uma televisão. O eletroeletrônico já faz parte da vida das pessoas no mundo todo. É por ele que a maioria da população se informa, entretém e se reúne com a família para acompanhar os programas favoritos. Pois esse mês, a televisão brasileira faz 60 anos com a audiência cada vez mais em alta.

Foi no dia 18 de setembro de 1950 que ocorreu a primeira transmissão, idealizada e feita pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, dono dos Diários e Emissoras Associadas. Os sinais com som e imagem chegaram a poucas casas privilegiadas, que possuíam o equipamento adquirido por Chateaubriand e distribuído por casas de São Paulo.

A transmissão foi também a primeira da América Latina. Por volta das 10 horas, o programa “Show da Taba”, com a radioatriz Yara Lins, entrou no ar com sinal fraco e em preto e branco. Logo depois disso, em janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi, de Chateaubriand.

Como o luxo de ter uma televisão era para poucos, muita gente recebia os vizinhos em casa para assistirem aos programas principais da época. Isso se tornou comum entre amigos e familiares também. Menos de um ano depois desse acontecimento, a primeira televisão fabricada no Brasil chegou ao mercado. Era preto e branco e tinha 21 polegadas. Fabricada pela Semp Rádio e Televisão, atual Semp Toshiba, o produto era nacional e, por isso, mais barato – as trazidas dos Estados Unidos custavam quase o preço de um carro – e foi isso que garantiu o acesso de muitas famílias ao eletroeletrônico.

O sucesso da nova mania apareceu no comércio. Nos primeiros anos, as vendas de TV dobraram de ano para ano até atingirem a marca de 85 mil unidades vendidas em 1957, e 200 mil, em 1960. Atualmente, o mercado movimenta mais de dez milhões de televisores por ano e estima-se que existam, hoje, cerca de 60 milhões de aparelhos em todo o Brasil.

A evolução dos modelos – os primeiros levavam até 30 segundos para começar a funcionar depois que o botão era girado –, a tecnologia que aprimorou a imagem – geralmente cinza e com definição ruim – foi melhorando junto com a qualidade e diversidade de programas.

Para comemorar a história do maior veículo de comunicação do País, a Pró-TV organizou o evento “Televisão 60 anos – O Show”, no Memorial da América Latina, em São Paulo, no dia 18. A atração reuniu artistas e colaboradores da televisão com o objetivo de preservar a memória do eletroeletrônico.

Fonte:Site:





 






Nenhum comentário:

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos