• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

sábado, 11 de setembro de 2010

Era dia 11 de Setembro de 2001...

Um Império vulnerável.



As emissoras de televisão do país mais poderoso do mundo informaram que no dia 11 de setembro de 2001, dois aviões derrubaram as torres gêmeas do complexo de World Trade Center, em Nova Iorque. Outro avião se chocou contra o Pentágono e um terceiro que se dirigiam provavelmente para Washington, foi abatido perto de Pittsburg. O mundo ficou estarrecido, uma vez que os atentados nos EUA foram transmitidos pela televisão, ao vivo, e assistidos por pessoas de todos os países.

Logo após os atentados, os dados começaram a chegar. Ás 07h59min, horário de Boston, levantou vôo o Boeing 767 da American Airlines com destino a Los Angeles, transportando 92 pessoas. Ás 08h48min ele se chocou contra o 100º andar do World Trade Center. Um minuto antes da decolagem desta aeronave, havia subido aos ares um Boeing 767 da United

Airlines, também com destino a Los Angeles, com 65 pessoas em seu interior, que se chocou contra a segunda torre às 09h03min. A primeira torre foi ao chão às 09h59min, e a segunda, às 10h28min.

Ás 08h10min levantou vôo um Boeing 757, da American Airlines. Destino: Los Angeles, de novo. Dentro dele, 66 pessoas. Ás 09h43min, o aparelho se chocou contra o Pentágono, a 3 km da Casa Branca.

Ás 08h01min havia decolado mais um avião, outro Boeing 757 da American Airlines. Seu destino: São Francisco. Dentro dele, 45 pessoas. Caiu às 10h10min em Shanksville, Pensilvânia, supostamente derrubado pelos própriospassageiros, que brigaram com os teroristas.
As câmaras mostraram os prédios pegando fogo e os apresentadores das emissoras de televisão tentavam explicar o que parecia inexplicável: dois aviões haviam se chocado contra o símbolo maior do capitalismo dos EUA e outro queimava parte do quartel-general das Forças Armadas daquele país.

 Os aviões que operaram o maior ataque terrorista da História mostraram que as defesas do Estado mais poderoso do mundo não eram tão impenetráveis quanto se pensava.

Quantos mortos? As primeiras notícias chegaram a apontar cerca de 6 mil vítimas. Quem tinha feito aquilo? Osama bin Laden, respondeu ao governo Bush, indicando o fundamentalista saudita como principal suspeito de ser o mentor dos atentados em New York e Washington.

Assim que a situação se acalmou um pouco, começaram os trabalhos de resgates das vítimas, que incluíram centenas de bombeiros e policiais que tinham subido nas torres para ajudar na saída das pessoas que lá trabalhavam.

Ao mesmo tempo, o Afeganistão tornou-se o alvo da coalizão antiterrorista liderada pelos EUA e pelo Reino Unido. Washington passou a exigir a entrega de Osama bin Laden e a destruição das bases de sua organização, a Al Qaeda, como condição para não atacar o país.

O mulá Omar, líder do Talebã, reuniu a Shura, o conselho dos sábios islâmicos, e decidiu não expulsar Bin Laden, considerando não haver provas de seu envolvimento.

 O líder da Al Qaeda refugiou-se em local ignorado nas montanhas e Omar convocou os mulçumanos para uma guerra santa contra os "infiéis". No entanto, ignorando o apelo, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes cortaram relações com o Afeganistão e o Paquistão aliou-se aos EUA.

 O Talebã perdeu assim o apoio dos únicos países que reconheciam seu governo e ficou completamente isolado.

A ofensiva militar dos Estados Unidos contra o Afeganistão, a partir de 7 de outubro de 2001, deu início a
um novo capítulo na contubarda história desse país.

Os ataques anglo-americanos bombardearam as principais cidades afegãs, as bases da Al Qaeda e as tropas talebãs que combatiam, na região norte, a Aliança do Norte, fiel ao governo de Rabbani. Os ataques aéreos atingiram depósitos da Cruz Vermelha, várias aldeias e áreas residenciais de Cabul e Qandahar, causando a morte de centenas de civis.

Em dezembro de 2001, o ex-vice-ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Hamid Karzai, assumiu a chefia do novo governo afegão com o aval da ONU e dos EUA e o apoio dos monarquistas ligados ao rei deposto em 1973, Mohammed Zahir. Ao mesmo tempo, uma força de segurança, estabelecida por dezoito diferentes países, foi criada pelas Nações Unidas para garantir o governo de Karzai.

Até meados de 2002, a situação no Afeganistão continuava tensa. Núcleos do Talebã e da Al Qaeda continuavam espalhados, sobretudo nas áreas montanhosas orientais e diante da fragilidade do novo regime, vários chefes tribais mais uma vez pegaram as armas para tomar uma parcela do poder.

Nesta nova onda de revoltas, tornaram a se manifestar às divisões tradicionais do Afeganistão, rivalidades entre a etnia pashtun e minorias étnicas como os uzbeques e os tadjiques.


Curiosidades do 11 de Setembro:

O atentado e o número 11.

- Dia do ataque: 11

- New York City tem 11 letras.

- Afeganistão (ou Afghanistan) tem 11 letras.

- The Pentagon (Pentágono) tem 11 letras.

- Ramsin Yuseb (terrorista que participou no atentado contra as torres em 1993) tem 11 letras.

- George W. Bush tem 11 letras.

- Skyscrapers (arranha-céus, em inglês) tem 11 letras. E Arranha-céus também.

- Nova Iorque é o estado Nº 11 dos EUA.

- O primeiro vôo a embater contra as Torres Gêmeas era o Nº11.

- O vôo Nº11, levava a bordo 92 passageiros: 9+2=11.

- O vôo Nº77, que também embateu contra as Torres, levava 65 passageiros: 6+5=11.

-A data 11 de Setembro: 11 do 9 (1+1+9=11).

- Nos EUA, coloca-se o número do mês antes do número do dia: 9/11 e 911 é número de telefone de emergência, nos EUA: 9+1+1=11.

- O numero total de vitimas que faleceram nos aviões é 254: 2+5+4=11.

- O dia 11 de Setembro, é o dia número 254 do ano: 2+5+4=11.

- A partir do 11 de setembro faltam 111 dias até ao final de um ano.

-Nostradamus, cujo nome tem 11 letras, faz uma profecia da destruição de Nova Iorque na Centúria número 11 dos seus versos.

- As Torres, lembram o número 11. E as suas sombras também.

- O atentado de Madrid aconteceu no dia 11-03-2004, que somado dá: 1+1+3+2+4=11.

 - O atentado de Madrid aconteceu 911 dias depois do atentado às Torres Gémeas, que somado dá 9+1+1=11



Nenhum comentário:

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos