• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Confiança e Qualidade. Dois pólos que se repelem ?





Confesso, caros leitores, o amargo destas linhas vem me predominando nesses últimos tempos e ouso  tentar ser direta nestas palavras que me restam para abrir os olhos daqueles que humildemente me leem , e quem dirá, abrir os meus próprios.

Trago a vocês um tema que me remeteu esta semana, na qual, chego a uma infeliz hipótese, digamos, teoria/profecia, que não sei bem ao certo se estará correta, o que provavelmente não estará, porém me permito a transmiti-La à vocês, afinal, nunca sei quando uma ideia realmente se concretiza em minha mente, 
deste modo, tenho a obrigação de despejá-la neste papel da sala, um pouco amassado por falta de quem o use.


Trata-se da confiança e qualidade que, chego ao meu ver,  se tratam de serem inversamente proporcionais, isto é claro , quando baseado em extremos, só e somente se.

Chegando a conclusão que o excesso de confiança resultará em escassez de qualidade.
Como um egocentrismo forçado e um elevadíssimo ego que propiciasse  que o errado se realize.
Como esperar muito, e ao final, concretizar-se em pouco.

Vejamos algumas situações que isto se comprova, mas ,é óbvio, que abro exceções , ou seja, toda regra há de ter uma.



Em um primeiro momento, imagino o futebol brasileiro, reconhecido a tempos como épico, e quem dirá, genial.
Uma maestria de dribles, cobranças , ACERTOS.
Polêmicas a parte, este futebol, tão bem reconhecido e consagrado, nunca se deu ao privilégio de adotar outra definição menos merecedora.

Até o ponto que nos deparamos com o ridículo, sim , o ridículo.
Ouso pronunciar assim, pois caso este erro fosse devido a outras causas mais específicas eu até me permitiria ao entendimento suave, mas como se tratou realmente do ridículo e inacreditável, é assim que denomino.

Na última disputa enfrentada pelo Brasil, contra o Paraguai, na Copa América, que inclusive , a derrota, eliminou a Seleção Brasileira do campeonato, 
o erro se fez presente. (foto acima)


Não julgo aqui erros técnicos, até porque, a ignorância me persegue quando se trata de futebol, nem ao menos, sei reconhecer um escanteio de uma falta, admito.

Mas destaco neste jogo o egocentrismo dos jogadores, 
o “tupete” levantado e um ego de dar nojo, e que nem sequer tiveram o prazer e a elegância de alguém que é muito bem pago para fazer o melhor, de acertar ao menos uma penalidade. 

Não. 

Quatro pênaltis perdidos, consecutivamente. 
Três para fora, e um de graça nas mãos do goleiro.


Como muitos comentários a respeito surgiram, reforço a ideia daqueles que pregaram: 
“ Calma jogadores, nós somos menos, muito menos”

Sim,
 Somos menos, não somos para tanto, nunca fomos.
O que de fato deveríamos ao menos saber fazer, no caso, de jogadores de futebol, é simplesmente jogar futebol, sendo pouco humilde ou não, mas jogar.
Não apenas para fazer um jogo inútil de marketing ou para se apresentar melhor a um realce de alguma câmera. 
Se estes queriam aparecer, conseguiram.
O Brasil hoje ri do ridículo e chora pelo lamentável, de nunca na história do futebol brasileiro, terem errado todos os pênaltis a serem cobrados.

Sim, é  uma fatalidade que o futebol apresenta, e merece ser discutida. Mas que mais dia ou menos dia transgride e, não sei bem, se é esquecida.


Há alguns até que se justificam alegando a péssima grama do campo, sim, péssima.
Mais outro ponto que reforça a teoria, quando o excesso de confiança é tanto e nos debruçamos ao final em erro, queremos de forma vã nos justificar em algo ou alguém, mas o que , na verdade, trata-se de um erro próprio, um erro que sim, poderia ter sido evitado, caso houvesse, ao menos, uma psicologia barata que ensinasse a esses seres que um egocentrismo não leva a nada,

 Hesito.

Leva sim.
Leva a “barbarize”, 
Leva ao ridículo, ao mico pagado, ao vexame e futuramente , repito, ao erro.
Nos tangendo sempre a um erro fatal.



De fato, a grama estava em péssima condições, como já ressaltei, mas se esqueceram do ponto que a grama ERA A MESMA, para todos.
Para brasileiros e paraguaios, e que estes últimos, na cobrança de pênaltis, ao menos fizeram aquilo que ganham para fazer, 
acertar e jogar o que nós chamamos de futebol.


Estão classificados, pois, sendo esta grama ruim ou não, estes se adaptaram as circunstâncias e sem ao menos ter feito um bom jogo mostraram a devida atenção quando era merecida e não deixaram um ego sujo falar mais alto.
Decidiram a partida.




Repito novamente, não ouso aqui discutir futebol, muito menos julgar erros deste, afinal, sou leiga no assunto.
Apenas ressalto o que já foi ressaltado, e que mais um vez comprova a teoria acima, excesso de confiança, escassez de qualidade.
Dois extremos que não se bicam, se repelem.



Em um segundo momento, lhes apresento outro exemplo notável.

Imaginemos uma prova a ser feita por um aluno, que este se encontra muito convencido por meses, ou semanas antes, e se nega a estudar por alegar que já sabe toda a matéria.
O que seria, logicamente impossível, pois desconheço um gênio que em pouco tempo saiba tudo e todas as minúcias de uma matéria a ser cobrada, e se souber, será o de pouco, hoje, a matéria é essencial, mas cabe a cada candidato ter um pouco de "maldade" aliado a si para resolver questões que prestarão em concursos e vestibulares seriados dos mais diversos,.

Cabe a estes pobres candidatos, que levaram a vida inteira estudando, saber dissecar “pegadinhas” de questões propostas, que na maiorias do casos , são ambíguas, ou seja, permitem a mais de uma resposta,.

Cabe a este candidato ir no chute ? Ou melhor, estes vestibulares realmente provam o  conhecimento ? Sendo , por vezes, mais baseados em deslizes do que na matéria propriamente dita ?

Não continuo este assunto, que se diz muito polêmico, 
encerro aqui, 
Deixo para uma próxima reflexão.


Mas voltemos a este candidato que, se diz convencido de saber toda a matéria.
Ele realiza  a prova e logo que a fez, tenha plena consciência que a gabaritou.
Poucos dias depois, o resultado lhe é apresentado e o que, na verdade,  ele achou que teria feito bem , fez mal, e muito mal.
Errando assim, grande  parte da prova.


Mais uma vez o excesso de confiança se fez presente e disseminou em um novo erro.
Erros como estes que são decisivos, tanto para uma competição, como no caso do futebol, como para um futuro profissional como, neste caso de uma prova a ser feita para um concurso, ou vestibular.


Erros que se cometidos acabam por desfazer o que há tempos vem sendo adquirido prática a fazê-lo.


Obviamente, multiplica-se a estes momentos toda a emoção, toda intensidade e a carga de pressão que cada ser humano se encontra por passar por decisões assim.

Mas  que talvez este fato não sirva como uma boa desculpa, pois tendo tantos concursos e provas a serem feitos antes de um teste final, cabe ao candidato aprender a lidar com as emoções quando requer.
E quanto ao primeiro caso do futebol, há tantos milhares de treinos antes de uma partida decisiva, para que este jogador tenha plena consciência do que está fazendo e que isto poderá, obviamente, acarretar em uma derrota ou futura vitória.


Colocar-se em prática antes para  ter segurança do que fará em um futuro próximo.
Neste caso, a confiança é sim, essencial, desde que demasiadamente controlada, para lhe gerar segurança e plenitude de seus atos, e não  a uma pregação de má qualidade e egos elevados.


Discernimentos são imprescindíveis nestes casos, para que não achemos que fizemos certo, para resultarmos, ao final, em erro.
Não apenas acharmos,mas para termos certeza destes atos.


Exageros nem sempre resultaram naquilo que é bom e fazem bem.
E se excessos forem bons, prova-se, que nestes casos, não são.
Excesso de confiança, escassez de qualidade.



Texto de Amanda Lemos 

56 comentários:

bixudipé disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bixudipé disse...

Muito bom todo o fundamento. O que completaria (?).

Abração; adorei

EV Almir Dionisio disse...

Deus abençoe Amanda,, obrigado pela visita ao meu blog,,,espero ter a honra de tê-la como seguidora, seu espaço é maravilhoso seus pensamentos ,idem, e é claro que tem todo sentido suas expressões,pois temos que ponderar,olhar,efazer com humildade,pois as dificuldades são para todos, e temos que ter o sensibilidade,para entender isto, ... Já to seguindo e se puder siga-me tambem,, um forte abrço... http://almirdionisio.blogspot.com

AA disse...

Boa noite Amanada,

Um texto de desabafo pleno por erros destacáveis. Assim é o futebol, cheio de ganhos e perdas, bom é vermos sempre os nossos escolhidos vencendo.

Abraço, espero-te mais veze e que me dê a alegria de te ter como seguidora. Já te sigo a dias.

Unknown disse...

Olá! Passando por aqui agradecer tuas visitas e comentários lá no nosso Blog! Desejamos total sucesso sempre e em tudo! Grande abraço.

Welbert Roberto disse...

Parabéns pelo talento!

Nagila Domingos disse...

Passei para conhecer seu espaço muito bom Parabéns.
fica com Deus
brigadom pela visitinha *-*
Volte senpre

Anny disse...

Oi amore.....
Tbm gostei muito do seu blog..
Já estou seguindo ok?!!
bju
God Bless You
XD
http://anyanicely.blogspot.com/

Adoradores disse...

ola paz , gostei do blog estive lendo um pouco , mas com certeza retornarei , não pela sua visita no meu , mas sim pelo conteúdo que aqui tem, me atraiu me chamou para voltar rsr . fique com Deus

Dani Moreira disse...

Olá, paz seja contigo querida! Olha, estou encantada com teu cantinho, muito especial teu blog. Você é muito talentosa... Que Deus continue te abençoando grandemente. Já sou uma seguidora sua. Abraçoss

"Mensagens Abençoadoras" disse...

Oieeeeeee Amanda!!!
Adorei sua visita no meu cantinho!
Ja estou por aqui também!
Amiga eu faço parte da equipe de outro blog também, gostaria muito de te-la la também é o BIpolar Brasil - Transtorno Afetivo do Humor, na lateral do meu cantinho tem o endereço.
La tem muitos artigos interessantes e procuramos ajudar nosso proximo, voce sera muito bem vinda, com seus comentarios, seus conselhos e seu carinho...
Com amor
Marly

Bruna Noronha disse...

Olá, muito obrigada pe sua visita no Ágape Cristão. Já estou te seguindo. Seu blog é realmente muito lindo e vc escreve muitíssimo bem.


Segue tbm ;)
http://agapecristao.blogspot.com

André Bereiano. disse...

oi Amanda retribuindo sua visita e dizer que vc tem muito talento parabens pelo blog, e que Deus continue te guiando fica na paz!

bel disse...

Boa noite,
Amanda!

Amei seu blog e ja sou sua seguidora.
Vc tb gosta de Caio Fernando de Abreu.

Bjkas

Simone MartinS2 disse...

Voce e parente da Yasmine Lemos? Obrigada pela visita e ja estou te seguindo, estarei sempre a te visitar pode esperar...bjin e bom domingo pra ti...blog.muito interessante!

Valeria Soares disse...

Prazer em conhecê-la e muito obrigada pela visita. Já estou seguindo seu belo blog. Adorei.

Fabrine Alves Céu disse...

Oi flor!!! Obg pelo carinho e recadinho, seu blog é fantásticoo, eu ameiiiiiii... Muito lindo e interessante. Já estou seguindo vc, seja sempre muito bem no meu blog e fique a vontade para comentar sempre. Beeijos e ba semana!

Universo paralelo disse...

Oi Amanda obrigada por fazer parte do meu universo, e estarei sempre por aqui também, adorei o blog, parabéns, beijos

Pelos caminhos da vida. disse...

Retribuindo sua visita Amanda, apesar de não ser muito chegada a futebol, achei seu texto excelente.

Será um prazer te ver sempre Pelos Caminhos da Vida, obrigadaaaaaaaaa.

Uma boa semana pra vc.

beijooo.

José disse...

Olá Amanda,boa tarde!
Eu é que agradece, a sua visita e seu comentário, e suas simpáticas palavras, também me estou sentindo muito bem neste lugar acolhedor, onde voltarei mais vezes e com mais tempo, uma vez que já vi que a porta está sempre aberta, basta só empurrar um bocadinho.

Resto de bom Domingo,
beijinho,
José.

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Amanda manda um email pro meu endereço catiaho@hotmail.com
sou editora do Espelhando quero perguntar uma cosia a vc.Pode ser?
Belo espaço o seu, ja venho aqui faz tempo

Úrsula Avner disse...

Oi Amanda,

vim te visitar e agradecer seu carinho lá no Gotinhas de poesias... Seja sempre bem vinda aos meus espaços poéticos... Beijo.

MA FERREIRA disse...

Amanda..retribuindo dua amável visita.
Me deparo com um belo texto. Reflexivo, argumentativo, bem escrito...
Vc expõe seu pensamento de maneira clara.. do começo ao fim.
Vou te seguir..pq gostei muito.
Se vc gostou do meu blog, me siga e apareça quando quiser. Será um prazer recebela.
Vc me ve´ra mais vezes por aqui.
bj
Ma

Ricardo Steil disse...

Querida Amanda, primeiramente obrigado pela visita ao meu cantinho e pelo gentil comentário. Peço desculpas pela demora em dar um retorno em virtude de estar desconectado nos últimos dias por encontrar-me em meio a um seminário de Psicologia. Olharei com carinho seu trabalho ao longo desta semana. Enorme abraço, e fique com Deus.

selma disse...

Vim retribuir sua visita,estou seguindo,boa semana para você,beijo

Unknown disse...

Olá, foi através do convite que fez no Espelhando e espalhando amigos que vim ver o seu espaço, achei muito interessante mesmo. Quanto ao futebol brasileiro deixou muito a desejar mesmo, endeusaram um bocado de "estrelas" que na qual são simplesmente estrelas apagadas.
E aí vem a copa em nosso país e só espero não ter a decepção que os brasileiros vivos tiveram lá na copa de 50.
Matéria muito bem escrita e contundente.
Estou a te seguir e colocamos seu link nos Blogs parceiros.
Abraço

Jorge Pimenta disse...

olá, amanda,
magnífica crónica sobre uma ferida que todo o brasil tem dificuldade, ainda, em deixar sarar. os erros normalmente não acontecem circunstancialmente; são uma sequência de imprudências e acções de efeitos mal calculados. no futebol age-se, reage-se, aproximando a intuição da sua génese primeira. a reflexão normalmente é arremessada para o exterior do relvado...
beijinho!

"Mensagens Abençoadoras" disse...

OIEEEEE querida!!
Ja estou por aqui!
Ate jah tem um comentario meu aacima..
Bjus
Marly

Majoli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silvioafonso disse...

.


Obrigado pelo convite. Amei.

Beijos,

silvioafonso








.

Majoli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Amanda,

Passando para agradecer sua visita e conhecer seu espaço!

Voltarei mais vezes...

Grande beijo para ti!

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

Artes e escritas disse...

Eu começo a entender o futebol agora. Um abraço, Yayá.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Muito obrigada por se ter registado
nos meus blogues. Já o fiz no seu.
Terei muito prazer, tanto quanto
possível, vir visitar o seu.
Tenho um mais dedicado a poesia
que é o http://sinfoniaesol.wordpress.com
Beijinho
Irene

Daíse Lima disse...

Menina,
você escreve bem demais!!!!
Parabéns!!!
Bjo!

SOL da Esteva disse...

Amanda

"(...)o futebol brasileiro, reconhecido a tempos como épico, e quem dirá, genial.
Uma maestria de dribles, cobranças , ACERTOS.(...) continua a possuir tais dotes.
Contudo, a semelhança com o que se passa em Portugal (aqui) é tal que é difícil não ser feita referência aos réditos atribuídos aos Seleccionados.
São tão elevados, comparativamente a quem vive do seu trabalho, que nos deviam envergonhar a todos quantos não exigimos a reposição da justiça e, consequentemente, a moralização e hombridade dos intervenientes.
Qualquer deles se considera o supra-sumo ou o Deus do futebol, pelo que o brio e o esforço pelo trabalho, é relegado para os outros.
Sem dignidade, não há HOMENS HONRADOS.

SOL da Esteva
http://acordarsonhando.blogspot.com/

Tatinha disse...

oi amanda, obrigada pela visita... ja to te seguindo.. bjuxxxx adoreiiiii aq tb!! ;)

Smareis disse...

Um execelete texto, uma qualidade no conteúdo que muitos poucos tem esse previlégio. Gostei é pouco, amei, e voltarei sempre. Não entendo muito de futebol, mais vc deveria ser comentarista... é bem detalhista e desembaraçada nas palavras. Sobre seu texto, eu acho que os jogos sempre geram muito interesses...
O futebol é assim mesmo, tem dia que ganha, e tem dia que perde. Gostaria que sempre o que a gente escolhesse seria o vencedor. Mais jogo é jogo. Sempre tem que sair apenas um ganhador. Vou te seguir com maior prazer, e te convido a conhecer meu blog e me seguir tambéms...Um beijo e ótima semana.

Smareis disse...

corrigindo uma palavra (excelente)Bjs!

Liz Tomáz disse...

Amanda retribuindo a visita seu blog é super diversificado muito conteúdo eu tbm adoro me expressar quando quiser entre e fique a vontade bjinhos...

Ani Braga disse...

Boa tarde

Passando pra deixar um grande beijo e desejar uma semana linda, cheia de paz e muita felicidade.
Dizer que já estou seguindo... Retribui????

Ani
http://cristalssp.blogsopot.com

Rodolfo S. Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ola querida retribuindo a sua visitinha e ja estou seguindo seu blog, volte mais vezes. beijinhus da Gabi
www.gotasbiblicas.blogspot.com

Cadinho RoCo disse...

O que aconteceu com a Seleção Brasileira de Futebol e o que acontece com alunos(as) que se sentem prontos para encararem uma prova pode ser resumido numa palavra. Entendo haver, em ambas situações, imaturidade. A pessoa imatura não consegue comensurar bem o que está pra se encarado e isso termina por ocasionar consequências bem surpreendentes e graves.
Cadinho RoCo

dinhasilva disse...

ola amanda, abg. pelo convite para conhecer o seu cantinho lindo e abençoado,fiquei en-can-ta-da , com toda sua inspiração.

beijo linda!

Unknown disse...

Olá Amanda... Graça e paz para sua vida. Venho agradecer sua visita, muito me agradou ler suas palavras. Volte sempre! A esperança em nossa seleção é a mola que nos move e comove. Se cuide.... bjos bjos

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Nem sempre aceito convites, Amanda,
mas vim e não me arrependi. Você se parece, na escrita, com minha sobrinha Carol do "Coisinhas idiossincráticas"...Como do dela, gostei do do seu caderno.
Um beijo

Unknown disse...

adorei teu blog:)
to seguindo
se quiser me segue tb

http://sucumbindoaodestino.blogspot.com/

beijos

Mariazita disse...

Agradecendo a sua visita, tenho a dizer que gostei muito da sua reflexão.
A parte de futebol passo ao lado, pois não percebo nada nem sequer me interessa... o que não acontece com a perte referente aos alunos, de que gostei muito.
Em Portugal terminou há pouco o ano escolar (para uns poucos termina apenas amanhã) e verifiquei vários casos desses que vc refere: alunos convencidos de que os exames tinham corrido às mil maravilhas e no final tiveram uma grande deceção. É como vc diz, excesso de confiança...

Apareça mais vezes lá pela minha «CASA. Eu virei sempre que seja possível.

Uma semana feliz. Beijinhos

DE-PROPOSITO disse...

Ter confiança é necessário. E sobretudo devemos ter confiança em nós próprios.
------
Felicidades
Manuel

Silenciosamente ouvindo... disse...

Passei para deixar um beijinho.
Irene

Crianças Indo disse...

PAZ DO SENHOR AMANDA, VIM CONVIDA VC PARA CONHECER O MAIS NOVO TRABALHO DA COMUNIDADE INDO. FICA CM DEUS.

NEL SANTOS disse...

Não aprecio os excessos...[os de confiança, então, são um risco]. É necessário que haja equilíbrio...[em tudo].

Adorei o texto! muito bem redigido! Parabéns!

Te convido para visitar meu blog e a ficar se gostar. Eu gostei do teu e vou seguir, com prazer.

Beijos!
Nell Santos
http://nellsantos4.blogspot.com/

Junior Amarall disse...

adoro passar aqui, e ler os seus textos amanda!


fica com Deus ♥

Rafael Castellar das Neves disse...

Tá bem por dentro mesmo, hein? Gostei daqui!

[]s

Pr. ederson pereira disse...

muito lindo teu trabalho Deus abençoe ja estou te seguindo se quiser siga-me tbem ok! bjo.

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos