• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

sábado, 13 de abril de 2013

Uma mesa vazia.







Estou cega.

Vejo a escuridão.

Sou um apêndice.

Posso ser substituída a qualquer momento.

Estou só em meio à multidão.

Nesses dias, andei lendo uma novela que inclusive recomendo a todos que são dotados de um intimismo e percepção psicossocial aguçada.

A hora da estrela, de Clarice Lispector.

Simples, porém de uma dimensão estarrecedora.


Até que ponto ao estar, não estamos ?
Até que ponto deixamos para viver, renascer, apenas quando nos deparamos
com a morte ?

O ser humano evoluiu tanto , ampliou conhecimentos e atingiu um ego de valor desproporcional para não reconhecer o óbvio: Estamos fadados a solidão.

Não percebemos a presença e importância do outro ao nosso lado porque estamos cegos por um individualismo e falta de tempo que não nos permite compreender a dor do próximo, acalentar uma alma, sermos altruístas, austeros.

Não somos.

Escrevemos auto- ajudas a milhares por pura indagação para praticarmos miséria em uma sociedade cada vez mais hipócrita e só.

Sim, só.

Abandonada.

Creio até que um dos maiores problemas da humanidade daqui uns anos, e não irá demorar muito, será a solidão e a profissão mais ascendente será aquela voltada para a psicologia.

Pagamos e pagaremos cada vez mais à alguém para nos ouvir, simplesmente isto: ouvir. Pois, dentro de nossa própria casa, ou algo que se possa chamar de lar (?), não há quem tenha tempo ou ânimo para isso.


No momento em que escrevo, ato confesso, acaba de entrar em minha sala de aula dois jovens acadêmicos do curso de psicologia para avisar aos alunos da instalação de uma espécie de “plantão psicológico” em minha escola.

Falo a verdade , não apenas num ato retórico de ceder comprovação ao que escrevo.

Coincidência, não?

Será?

Deixemos.


Estamos vivendo um “ locus horrendus” ?

Não sei o bem, todavia, vivenciamos um dilema humano: Reconhecer quem está em pé ao nosso lado na fila do supermercado, sensibilizarmos com a dor do outro marginalizado que padece de fome nas ruas , compreender o próximo que assim como eu é dotado de capacidade e inteligência.

Não é tarefa fácil, embora pareça.

Estamos acostumados ao ego e ao “eu” exacerbado que acabamos por esquecer que sim, ACORDE, vivemos em sociedade.

Repito: vivemos em sociedade e não apenas existimos em sociedade.

Devemos viver como seres sociais que sabem relacionar de forma recíproca e humana. 
Ando convencendo-me ainda que a questão de “ser” humano perdeu, ou vem perdendo, a sua essência que é a humanização.

Estamos cada vez mais mecanizados , como uma esteira de produção, e agimos presos a rotina.
Como podemos observar na filosofia fetichista, o ser é “coisificado” e a coisa é “humanizada”.

Pobres mortais.

Meros mortais.

Reconheço que minhas palavras possam soar ácidas e um tanto esdrúxulas e até mesmo leigas perante o tema que abordo. Porém, como bem sabem, eu apenas transbordo. 
Despejo através de um emaranhado de palavras o que minha mente propõe.

Ah, e vejam só, ainda é dia , chuvoso, eu sei, mais ainda o é !

Portanto, beije sua mãe e abrace quem está ao seu lado neste momento, ou alguém mais próximo.

Por que  não ? 

Ouvi dizer que não dói e que carinho faz um bem danado e expira tudo de negativo.

E meus parabéns, feito isso, você acabou por viver e não penas existir.

....

O tempo é voraz.
Escorre pelas mãos, meu bem.
Ás vezes, a “ficha” só cai quando as mesas já estão vazias.





Texto de Amanda Lemos




Texto escrito na manhã de 22/03/2013.



# QUER ENVIAR ALGO PARA AMANDA ? É MUITO FÁCIL !
Endereço: Rua Coronel Spyer, 519, Centro.
Montes Claros, MG.
CEP: 39400111

( este não é o endereço de sua residência )




16 comentários:

Unknown disse...

Bom texto, abrange muito da vida do homem e de suas reações nesse tempo hodierno, nunca li Clarice Lispector mas já ouvi que ela é muito boa.
COmvido a visitar e seguir meu blog, muito obrigado!!
www.ezequiel-domingues.blogspot.com

Abraços
Ezequiel Domingues dos Santos

Marcos Matos disse...

Valeu, Amanda! Estou retribuindo a visita. Gostei do seu blog!!! Já seguindo.
Caso queira seguir o meu (www.marcosbritomatos.blogspot.com.br), ficarei-lhe grato!!!
Abraço!!!

Cantinho da paty disse...

oi boa tarde venho aqui desejar boas vindas ao meu cantinho,seja bem vinda ,volte sempre,retribuindo o seu carinho,te seguindo,ah e parabens pelos textos realmente tudo que tem aqui escrito é a pura realidade

Roberta disse...

Lindo demais... já estou seguindo aqui obrigada pela visita
beijãooo

Nal Pontes disse...

Lindo e interessante seu cantinho. Já estou seguindo te encontrei no entre blogs. Vem conhecer o meu cantinho tmb. Sucesso aqui. bjsss

Unknown disse...

Seu cantinho lindo lindaaaaa , vim retrubuir a visita, que o entre blogger nos aproxime mais hehehe, seguindo você, que Deus te encha de critividade e muita graça. . .b j bj bj bj bj

Anônimo disse...

Solidão e vazio interior, as grandes pragas do futuro da humanidade. Dizem ser males da modernidade, eu digo, males provocados por termos abandonado Deus.

Angel disse...

Como toca estas suas palavras!
Deviasm ser escritas em cada virar de esquina para que o "eu" aprendesse a ser "nós" e especialmente porque "vivemos em sociedade e não apenas existimos em sociedade"!
Obrigado!

um anjo

Shirley Brunelli disse...

Arrasou, Amanda, com essas grandes verdades...Beijo e muita luz!!!

Unknown disse...

Que legal o seu blog tbm!!! Adorei. Muita coisa para aprender e refletir.. Está de Parabéns!


Retribuindo a visitinha e super seguindo. Beijão!

O Charme de Unhas agora é Beauty by Camila Araújo espero que goste!

http://www.blogcamilaaraujo.blogspot.com.br/

Mayra disse...

Oii flor adorei seus textos, poemas e frases *-*
voltarei sempre aqui fazer uma visitinha, amei seu blog
bjinhoss

http://cantinho-da-mayra.blogspot.com.br/

Maristela Gonçalves Salgado disse...

Ola, venho através do "Entre Blogs" e me deparei com esse texto maravilhoso, verdadeiro! Com certeza voltarei mais vezes. Parabéns pelo blog, bsj!

NSN disse...

Gostei do blog este texto ta ótimo
parabéns pelo blog ta lindooooooooooo e ja to seguindo
http://nubiabia01.blogspot.com.br/
caso queira curti também minha pagina
https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser e boa noite.

Ana Brito disse...

Oi Amanda,boa noite!
Muito profundo e verdadeiro tudo o que vc escreveu,concordo plenamente!
Agradeço sua visita ao meu cantinho e já estou lhe seguindo!
Adorei tudo por aqui!
Bjinho da Ana!

Iva mendes disse...

Ola Amanda obrigada pela visita em meu blog, vim retribuir o carinho ja estou ti seguindo, parabens pelo blog ótimo conteudo, muito mais sucesso pra voce do que ja tem, e uma semana perfeita.bjs
http://ivamoraes.blogspot.com

DÁRIA VAZ disse...

Oi, Amanda! Retribuindo a visita. Gostei muito do que vi no blog! Tô te seguindo

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos