• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

sábado, 29 de junho de 2013

Ambição: até que ponto ?




Já teorizada Darwin, pelo estudo da seleção natural, que os seres mais fortes serão aqueles que melhor se adaptarão ao meio e suas necessidades e por esse motivo serão os que sobreviverão. Nesse sentido, a ambição encaixa-se perfeitamente. 
Foi por desejar uma vida melhor, mais segura, que o homem pré histórico fazendo uso de seu " recém-surgido córtex pré-frontal " passou a imaginar novas possibilidades e utilizou seu polegar opositor para fazer as coisas funcionarem como ele desejava. A criatividade e o trabalho, vistos dessa forma, são instrumentos a serviço da ambição humana e, como tal, podem ser bem ou mal usados. 
Reforçando essa ideia, já defendia Carlos Drummond de Andrade : “ Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição. ”
 Destreza é uma característica que requer treino, mas iniciativa depende exclusivamente da vontade de cada indivíduo. Ambicionar melhores condições de vida, associar ambição bem dosada ao trabalho, vida escolar e até mesmo nos relacionamentos pessoais, trata-se de um dos melhores conselhos para o sucesso.
Na obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo de Max Weber, o autor identificou, entre outras, a maneira como a religião reinante interpreta o enriquecimento pessoal, associando esse fato ao enriquecimento de algumas nações como Inglaterra e Alemanha e a estagnação econômica e social de outras. Weber observou que em países com influência católica o significado de austeridade e humildade era por vezes sinônimo de pobreza. Em um campo arcaico, para esses países eminentemente católicos, o “ganhar dinheiro” era algo pecaminoso. Já em países protestantes, especialmente os calvinistas, aceitaram que ganhar dinheiro com o trabalho duro era uma forma de seguir os ensinamentos divinos. Para eles, as habilidades humanas, como a arte e o comércio, são dádivas divinas que devem ser estimuladas e valorizadas. E bem pagas, claro. Olhando-se mais de perto, a não “pecaminização” do dinheiro não foi a única causa para o enriquecimento de países protestantes durante o século XIX e XX, há de se observar também que a ambição produz riqueza e, quando bem conduzida, produz desenvolvimento.
É evidente a importância da ambição em um mundo que cada vez mais exige aptidão e perfeccionismo. No entanto, quando não dosada , a ambição pode ser desastrosa. Resulta em um pedantismo desvairado, ganância e sobreposição do “ter” sob o “ser”. Gera indivíduos mecanizados e sedentos por poder e reconhecimento, seres humanos que não se importam com as conseqüências advindas dos meios utilizados para atingir dado objetivo. E muitas vezes, essas conseqüências podem ser drásticas como o não respeito ao próximo e a tangência ao egocentrismo.
Toda a vida humana deve ser pautada no equilíbrio.
Um remédio pode proporcionar a cura, mas paradoxalmente a isso, quando em exagero, poderá findar uma vida. 
A ambição parte desse mesmo pressuposto, tê-la em quantidade normal e que só proporcione e almeje positivamente é a chave para todo e qualquer sucesso.
Ser ambicioso não se trata necessariamente de um defeito ou qualidade, trata-se de saber bem usar essa característica tanto em sua dose quanto em sua prática.


Texto de Amanda Lemos

14 comentários:

Sinval Santos da Silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sinval Santos da Silveira disse...

Bom dia!

Gostei imensamente do trabalho.
Um texto maravilhoso que nos faz pensar.
Parabéns
Bom final de semana.
Sinval

Lynn disse...

Gostei muito do texto
acho que todos nós devemos sim ter ambição, mas de forma saudável
beijos
http://lynnkumoruna.blogspot.com.br/

Jéssica Assis disse...

seguindo minha flor obrigada pelo comentário no meu blog bjin

Lucimar da Silva Moreira disse...

A ambição destrói qualquer pessoa, Amanda obrigada pela visita, já te sigo há muito tempo, se você ainda não me segue,me segue ficarei muito feliz em ter você lá no meu blog, beijos.
Lucimar Estrela da Manhã

Divulgue seu Blog no Facebook

Fan Page

Faço Afiliação com Blogs

PequenaIv Artesanato disse...

Olá Amanda...
Gostei muito do seu blog.
Tem muitos textos para reflexão!
Voltarei mais vezes, estou seguindo assim posso ler aos poucos.
Parabéns!
Ivete

Graça Layouts disse...

OI Amanda vim agradecer a visita.
Adorei seu blog. ja estou te seguindo
Volte sempre
Graça

Nice fazendo arte disse...

Oi Amanda!
Como eu gostaria de poder expressar de uma forma tão precisa tudo o que penso assim como acabei de ler em seu texto. Realmente a ambição pode ser um bem ou um grande destruidor de almas pois e quando ela sobrepõe a tudo e a todos se torna a prisão de quem a tem em excesso. Belo texto estarei sempre passando por aqui. E agradeço as suas palavras em meu blog. Um grande bj.
Eunice.

Roseli disse...

Interessante o texto.Obrigado pela visita. Beijinhos querida.

gostandodavida@gmail.com disse...

ola Amanda!!!
a ambição dentro do limite´é boa, mas exagerada faz mal e nao traz nada de bom.... seguindo aqui... sera bem vinda no meu cantinho!!! um grande beijo no coraçao!!!!


http://www.gostandodavida.com/

Unknown disse...

Muito bom esse texto amiga.Vim retribuir seu carinho e também amei tudo o que li por aqui!!!
Parabéns!!!
Suas poesias,frase,enfim,tudo,muito legal!!!
Já sou sua seguidora fiel,não posso ser amiga no face pq..estou bloqueada..kkkk.
Beijokas carinhosas..Claudinha.
http://sonhofantasiarp.blogspot.com
http://asestrelinhascoloridas.blogspot.com
http://pipocascoloridasrp.blogspot.com
http://gelatinadecristalrp.blogspot.com
http://brigadeirocomlantejoulas.blogspot.com


Fernanda Rodrigues disse...

Acho que a ambição se torna perigosa quando vira uma meta a qualquer custo, que prejudica outras pessoas. Assim como os outros sentimentos, deve ser usado com bom senso!

Gostei do tema do texto!

Um beijo,

http://algumasobservacoes.blogspot.com/
http://escritoshumanos.blogspot.com/

Ismael Brito disse...

Obrigado pelas palavras que deixou em meu blog. Retribuo, e informo que gostei do seu "espaço", interessante. Estou te seguindo, espero poder também encontra-la em meu blog como uma das seguidoras. Um abraço Amanda e que Deus continue a nos abençoar com a Sua Graça (Jesus). Pastor Ismael - blog Aqui eu Aprendi!

Joana disse...

Oi Amanda, gostei muito desse artigo, tuas matérias são muito bem selecionadas, a gente aprende muito por aqui e melhor, reflete. Bj
Joana

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos