• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

sábado, 27 de julho de 2013

Você, na melhor das hipóteses, também chegará lá...





"... Ser jovem é saber envelhecer."
Juca Chaves



A expectativa de vida do brasileiro está em crescimento e o envelhecimento da população é um reflexo desse aumento.

Ou seja, as pessoas estão vivendo mais do que viviam antes. 

Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população – em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%), hoje, representam uma parcela de cerca de 10,5 % da população total do país, segundo o IBGE.

Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada. 

Tendo em vista esses fatores, é de extrema importância a manutenção da boa qualidade de vida a pessoa idosa, sobretudo, o idoso dependente e o idoso fragilizado, camada da população que constitui no Brasil o grupo mais marginalizado e excluído dentro do universo das pessoas da terceira idade.


O idoso possui direito à liberdade, à dignidade, à integridade, à educação, à saúde, a um meio ambiente de qualidade, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, à Sociedade e à família a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos. 

Até a atual Constituição não existia nenhum dispositivo tratando dos direitos dos idosos, no entanto, a Constituição de 1988 já se refere ao idoso, garantindo o seu amparo. 

Um exemplo disso é a Política Nacional do Idoso (PNI) que estabelece direitos sociais, garantia da autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, como instrumento de direito próprio de cidadania.

Outro exemplo trata-se do Estatuto do Idoso, regido por lei e sancionado em 1 de outubro de 2003. O estatuto define medidas de proteção às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos e ampara a pessoa idosa na medida em que zela pelo cumprimento dos seus direitos.

As políticas públicas governamentais têm procurado implementar modalidades de atendimento aos idosos tais como os Centros de Convivência – espaço destinado à prática de atividade física, cultural, educativa, social e de lazer, como forma de estimular sua participação no contexto social que se está inserido. 

Todavia, há ainda muito que se fazer, sobretudo, no que tange a previdência social brasileira que, ainda é falha e por vezes dificulta o processo de aposentadoria da pessoa idosa. 

A vida é um ciclo natural, portanto o envelhecimento faz parte do grandioso processo que é a existência humana. 

Envelhecer com saúde, qualidade de vida, tranqüilidade e felicidade é meta de qualquer indivíduo e para que isso se concretize fazem-se necessárias ações coletivas dos cidadãos juntamente com eficazes políticas de governo que ampare e proteja quem um dia já esteve na “flor da idade”. 




Texto de Amanda Lemos



Apoie essa causa !


19 comentários:

Telma disse...

Nossa! Estou surpresa com o que encontrei aqui! Não sei se a mesma que você teve ao me visitar... Mas me agrada e surpreende o banho de palavras que vejo e leio aqui! Sou suspeita p/ falar pois ADORO escritos, poesias, poetas e escritores. Me vi em muitas coisas suas que li e acho que nessa galeria aqui ao lado faltou a foto de Simone de Beauvoir... Salve Cora, Pessoa e tantos outros! Um beijo e obrigada pela visita!
(www.ambienteseideias.blogspot.com)

Cauim Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beth Salvia disse...

Oi Amanda, eu é ue tenho o prazer de recebê-la no Cores de Frida, no mundo globalizado, ninguém tem mais tempo pra nada, nem pra passar e dar um abraços, um beijo, mesmo q seja virtual, eu prezo0 ,muito isso.
Gostei muito do texto de hoje, parabéns, defendo essa causa também.

Ah usei a conta do meu filho e entrei sem uerer (Cauim) ai exclui o comentário

Bjus da sua mais recente seguidora, apareça

Sueli Freias disse...

Olá, Amanda. Venho retribuir a visita ao meu blog "ARTE E EXPRESSÃO EM ARTE-TERAPIA" e agradecer o seu comentário. Por fim, conhecer o seu também. Levo comigo o seu endereço para acrescentá-los aos blogs que visito quando tenho um tempinho. Bjs e sucesso para você e seu blog.

Sheila do Blog Passarinhos no Telhado disse...

Oi Amanda!
Obrigada pela visita e pelo convite para vir conhecer seu espaço.
Grande beijo e apareça! :)

Di Ramires ❤ disse...

Amanda que lindo seu blog, as palavras colocadas sobre uma folha de papel, muitas vezes jogadas num canto, podem se tornar degraus para tirar uma pessoa da tristeza e faze-la alçar o maior triunfo da humanidade a felicidade, adoro escrever e ler, obrigada pela visita e já estou te seguindo. bjs do ♥
www.adrythamy.blogspot.com.br

♥ Wilma ♥ disse...

Saber envelhecer sem perder a esperança, a alegria é muito importante! Admiro esses idosos, (conheço alguns) que ainda mantém aquela alegria de viver e de sorrir! bjossss

escrevendo com os pes disse...

ola amanda muito obrigada pela visita....estou te seguindo....beijos

Daniela disse...

Oi vim conhecer seu cantinho e gostei muito!
hoje em dia acredito que alguns estão despertando para não só o cuidado mas o carinho e companhia dos nossos idosos, eu tenho meu avô e minha vó e amo muito !! minha visinha também é idosa e é um docinho!!

Eliseu Antonio Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estilosa Morena disse...

Olá,
Vim retribuir a visita no blog Beleza Fashion,me apaixonei pelo seu cantinho já estou seguindo beijos http://femmemakiup.blogspot.com.br/

Renata disse...

Eu adoro idosos, Amanda! Minha casa é sempre um verdadeiro asilo, sempre tem velhinhos por lá :)

Obrigada por passar lá no meu blog, apareça sempre.

Magda Moreira disse...

Olá, amiga!! Passando para conhecer o seu blog que é super fofo!! Vim te agradecer também a sua visita no meu blog CHARMOSAS.COM e te convido a conhecer o meu outro blog a AGENDA DOS BLOGS, que é de divulgação. Passa lá e fique a vontade!! Bjss!

http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

" Amanda Lopes" disse...

Adorei teu blog...

Beijos

Belissimbysheila disse...

Amanda parabéns pelo post, os nossos idosos estão tão esquecidos pelo governo e pela população que merecem um pouquinho da nossa atenção. Estou retribuindo a visita e pode ter certeza que serei presença constante aqui. Bjks.

www.blogbelissima.com.br

Lumestrela disse...

Arrasou, parabéns pelo blog!
Adorei!

Keiart's Artesanatos!!! disse...

Olá!!!
Retribuindo sua visita... Obrigada pelos elogios... Nossa!!! Que blog maravilhoso, amei tudo que li... Parabéns!!! terei um imenso prazer de te visitar sempre. Abraços Uma excelente semana. Já sou sua seguidora.

Neguinha (Marli) disse...

Parabens pelo blog, estou te seguindo, obrigado pela visita, bjs

Unknown disse...

Oi flor!
Obrigada por visitar meu cantinho.
Gostei do post,é verdade nossos idosos merecem tão bem mais do que lhe é dado.Digo isso pra nao falar o pouco que é dado,mais respeito,carinho,atenção e por ai vai.
Boa noite
garota enfeitada

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos