• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Poluição urbana pode causar infertilidade masculina ?



Pode sim.
Taxista, motoboys e outros homens que passam muito tempo no trânsito devem ficar atentos: poluição urbana pode causar infertilidade masculina, diz pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho indica que até mesmo homens que ficam expostos à poluição por pouco mais de duas horas ao dia são afetados.

"O estudo é a primeira evidência de que a poluição atmosférica e veicular contribui para a infertilidade masculina. A poluição cria disfunção na produção de espermatozoides e aumenta a quantidade de radicais livres, que são tóxicos para os espermatozoides, no sêmen. O espermatozoide passa a não reconhecer o óvulo, causando infertilidade", explica o urologista Jorge Hallak, coordenador da Unidade de Toxicologia Reprodutiva e Andrologia da USP.
O trabalho apontou ainda que a poluição também torna o espermatozoide mais lento. Segundo o médico, o problema é causado pela gasolina e pelo diesel, que concentram uma grande quantidade de metais pesados, que são lançados no ar. "Há indícios de que esses combustíveis têm algum componente que desencadeia uma reação imunológica no organismo, que passa a reconhecer o espermatozoide como uma célula invasora, que passa a ser atacado pelo organizmo", diz.
Segundo Hallak, dos 748 pesquisados, 500 apresentaram algum tipo de alteração na fertilidade. O trabalho foi realizado com três grupos: um de homens férteis, o segundo de homens com problemas de fertilidade e o terceiro de taxistas e motoboys, que passam entre seis e oito horas por dia expostos à fumaça dos carros.
Saúde pública
"Isso é um problema grave, de saúde pública, que precisa ser discutido e resolvido", afirma Hallak, que defende mudanças na fórmula dos combustíveis. Ele afirma ainda que os homens não devem buscar clínicas como primeira opção à dificuldade de ter filhos. "Hoje, muitos problemas já são revertidos nos consultórios e as pessoas conseguem ter filhos da forma natural", diz."

Nenhum comentário:

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos