• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

domingo, 3 de outubro de 2010

Violência no Brasil. Tem solução?


Atualmente o Brasil vem enfrentando um problema preocupante e que dispõe de medidas efetivas e até mesmo urgentes para combatê-la, é o caso da violência, atingindo índices inaceitáveis que cada vez mais preocupam brasileiros e brasileiras.

O que intriga é a permanência de um ciclo vicioso no Brasil: miséria,fome,desemprego,além de outros "clichês" sociais que se tornam ao longo do tempo causadores dessa carnificina humana, que mata por dia mais de 288 brisileiros(a) devido a causas violentas, o que vai desde conflitos pessoais até o banditismo.

Num primeiro momento, a violência pode ser expressa de diversas maneiras como: violência sexual,política,violência psicológica,física,verbal, dentre outras. Destacando fatores que cada vez mais servem para aumentá-la, um exemplo é o caso da urbanização acelerada, relacionada ao ciclo vicioso presente no Brasil, trazendo consigo um grande fluxo de pessoas para áreas urbanas e assim contribuindo para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. Colaboram também para o aumento da violência as fortes aspirações de consumo, em parte frustadas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Por outro lado, apesar de a violência está associada geralmente, em parte, com a miséria, fome e desemprego, nem todos os tipos de criminalidade derivam dessas condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem progamas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade que é, talvez, a principal causa da violência.

Contudo, o que tange para uma solução viável e efetiva para o problema da violência no país vai além da básica segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistma educacional, saúde, habitação, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da sociedade nas discurssões e soluções dese problema de abrangência nacional.

Produção de Amanda Lemos.

Nenhum comentário:

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos