• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

domingo, 12 de maio de 2013

Visita técnica a ETE





Nesta última quarta feira, 08/05, na parte da manhã, minha turma do terceiro ano do Colégio Padrão realizou uma visita técnica a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), a visita foi supervisionada pelo professor de Química da escola, Helói Araújo.

É interessante ressaltar inclusive que a visita foi de extrema importância, pois o ensinamento deve ser transmitido não apenas em aulas teóricas, mas, sobretudo, em teorias conciliadas com práticas, manuseio, observação, experimentação. Como já diria um provérbio popular: “Aprende, pratica e serás mestre.”

Nesta visita, fomos recepcionados pelo supervisor da estação que nos forneceu um paliativo a respeito de como ocorre o processo de tratamento do esgoto proveniente de Montes claros e municípios vizinhos e fomos guiados por um técnico que nos apresentou passo a passo como todo processo de filtragem e decantação ocorre. 


Localizada próximo ao antigo Frigonorte, a ETE ocupa uma área de aproximadamente 26 hectares (260 mil metros quadrados), e trata-se de um investimento de quase 150 milhões de reais. Sua implantação foi de extrema importância tendo em vista o beneficiamento ambiental que o projeto resultou, minimizando os impactos causados pelo escoamento do esgoto diretamente no ambiente, passando pela saúde humana e chegando ao incremento econômico local, através da geração de empregos e renda, por meio do emprego da mão-de-obra absorvida na instalação e manutenção da ETE.




A estrutura do empreendimento envolve a implantação de 26 quilômetros de redes de interceptores e de 50 quilômetros de redes coletoras ao longo dos rios e córregos que atravessam a cidade, impedindo a poluição ambiental. Ao todo, Montes Claros conta com cerca de 870 quilômetros de redes de esgoto e 95 mil ligações em residências, estabelecimentos comerciais e outros imóveis.

E afinal, como ocorre o processo de tratamento do esgoto? De forma simplificada, ocorre da seguinte maneira: o esgoto será levado até a ETE, onde primeiramente, vai passar por um tratamento preliminar. Nesta primeira etapa do processo, é feita a separação de material de maior volume e mais pesado, tais como lixo, garrafas pet e até mesmo metais. Na segunda fase, o esgoto passa pela chamada “grade fina”, que retém papéis e plásticos. Em seguida é feita a separação de areia.

Na fase seguinte, é feito o tratamento biológico, pelo sistema anaeróbio (sem a presença de oxigênio), sendo utilizados quatro reatores. Cada um deles tem capacidade para processar 125 litros por segundo. Nessa etapa, acontece a separação do lodo. A partir daí, são usados os filtros biológicos aeróbios,    confeccionados com material reciclável. Na etapa final do tratamento de esgoto, ocorre o processo de decantação, com a água podendo ser lançada ao rio praticamente limpa.






No entanto, não se engane. Esse “lodo” a qual me refiro trata-se de uma espécie de resto extremamente escuro que oscila quanto ao seu estado físico dependendo de sua constituição, ora mais líquido, ora mais pastoso. De acordo com o supervisor da COPASA, esse lodo resultante do processo de tratamento ainda não é destinado para um fim específico, ainda são feitos estudos quanto o seu beneficiamento.






Peço que reparem em uma informação que forneci nesta postagem.

Como havia dito, a instalação da ETE tratou-se de um investimento grandioso, quase 150 milhões de reais do erário público. A grande questão, no entanto, não se encontra aí, o ponto em discussão é que também foi-nos informado durante a visita que um dos quatro reatores utilizados no processo de filtração e separação do lodo está com defeito, alega-se ser resultante de um “erro” de projeto, e que não há previsão certa para sua substituição, suspeitam em um prazo de mais de seis meses para a reforma que ocorrerá, portanto, somente ao final do ano, se ocorrer, é claro, e irá custar, como também foi-nos informado, mais alguns milhões de reais, provenientes do imposto pago por cada cidadão.

O grande dilema é: Tendo em vista que o brasileiro paga por uma das maiores taxas tributárias do mundo, por que motivo a estação de tratamento não funciona em seus 100% de eficácia? E outra, onde irá parar essa água parcialmente tratada? 

A resposta para a segunda pergunta também foi-nos informada pelo supervisor da COPASA. Essa água que não foi tratada por completo retorna aos rios, mas como diriam os técnicos, mesmo parcialmente tratada não causaria danos à algum manancial.
Deixe estar, enfim.

Sei que minhas palavras podem soar um tanto ácidas ou leigas e que minhas críticas possam ser um tanto ousadas para uma “terceiranista”. No entanto, acredito que além de ressaltar a importância da visita técnica feita, devemos também tecer uma reflexão mais aprofundada e inteligente sobre o assunto. Acredito ainda que o  papel de toda escola além de formar alunos que passem nos melhores vestibulares, deve, sobretudo, formar cidadãos críticos e conscientes.





Texto de Amanda Lemos










21 comentários:

Penteadeira das Loucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cibele Lima disse...

Olá, vim retribuir sua visita e caso precise personalizar seu blog, fale comigo!
bjo
www.layoutbyci.blogspot.com
www.vivaverdevivabem.blogspot.com

Ana Cristina Thomé disse...

Boa noite flor! Vim retribuir a sua visita no meu cantinho!Bem interessante a sua postagem. Gostei do seu blog. Já estou te seguindo. Tenha uma linda semana. Bjs
Cantinho by Giuly's
www.excessodegostosura1.blogspot.com

Tatiane Figueira Pereira disse...

Ola amiga... Vim Retribuir o carinho E Adorei Seu Blog... To Te Seguindo Tambem. Bjs

Cristiane Reis disse...

Oi Amanda! Tudo bem? Vi retribuir a sua visitinha através dos “Entre Blogs”, adorei o seu espaço e já estou te seguindo! Se quiser seguir o meu ficarei grata! Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
Blog Ensinar é Aprender

Renata Morais disse...

Retribuindo a visita, parabéns pelo seu cantinho adorei , continue com toda essa dedicação, beijinhos ;**
http://cliquedemoda.blogspot.com.br/

Reginaldo Silva disse...

Olá, Amanda, vim visitar seu Blog e retribuir sua gentileza, decidi te seguir, suas belas palavras sobre meu Blog. Vi esta postagem e lembrei de uma visita que fiz a uma fabrica de cerveja da Schin, muito bom.caso queira fazer parte do meu também ficarei grato.

http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/

Grupo:https://www.facebook.com/groups/caixademusica/

Sucesso!

Rebeca D'isaque disse...

Paz seja contigo!
Tudo bem?
Cheguei aqui através do grupo Entre Blogs.
PARA MEDITAR...
O SENHOR é o meu Pastor e NADA me faltará.
Dias felizes pra ti!

Bordados da Lu disse...

Olá,vim retribuir sua visita.já estou ficando por aqui..bjs
http://lojinhadallu.blogspot.com.br

Tina Bau Couto disse...

Olá!
Vim retribuir sua visita lá em meu blog, por conta da imagem da ovelhinha que deu sua lãzinha em form ade casaco para sua mãe :)

Agradeço a visita, as palavras e o carinho.
Vou dar uma passeada aqui pelo seu espaço.

Desejo a vc um dia produtivo, cheio de afeto, paz e bem \o/

Gustavo Fausto disse...

Muito interessante o texto Lemos, bastante esclarecedor! É realmente importante sairmos da teórica e irmos para a prática. Que essa visita seja apenas uma de muitas com o Colégio Padrão!

Iasmin Cruz disse...

Que legal.
Adorei as fotos.

Ah, to seguindo aqui..

http://iasmincruz.blogspot.com.br/

Ana Cristina Manhaes disse...

Olá !! Vim fazer uma visitinha e fiquei feliz em ver que o número de visitas está crescendo.
Nosso GRUPO ENTRE BLOGS também está crescendo dia a dia, você já viu? São blogs diversificados e muito interessantes. Não deixe de visitar os blogs afiliados e colocar o comentário dizendo que chegou lá através do ENTRE BLOGS.
Veja as DICA ENTRE BLOGS que tenho postado creio que vão ajudar.
Vamos crescer juntos!!!

CONVIDO A CONHECER TAMBÉM MEU OUTRO BLOG
Crescimento Cristão-Maturidade


BJUUSS

CRIS
Blog Crescimento Cristão

Entre Blogs Grupo de Divulgação

Fan Page Cristãos em Construção

Lilian Souza Góes disse...

Olá vim conhecer seu blog também.Ele é muito interessante e informativo.
Já estou te seguindo.
Jesus abençõe você e sua família.
Bjinhos coloridos e abençoados.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Quanto mais
se entende
a natureza,
o cuidar
da natureza
e o aprender
com a natureza,
mais se dá
ao conhecimento
o seu real sentido.

Tudo é possível
quando se tem um sonho.

Magda Moreira disse...

Olá, amiga!! Vim agradecer a sua visita no meu blog CHARMOSAS.COM e também venho te convidar para conhecer o meu outro blog a AGENDA DOS BLOGS. Ele é um blog de divulgação que está crescendo a cada dia!!! Passa lá e conheça!! Bjs!!!

Agenda dos Blogs

Lúcye Mascarenhas disse...

Olá, vim visitar seu Blog e dizer que lhe indiquei na TAG que recebi, se quiser responder, fique a vontade, caso queira também as perguntas, basta me mandar contato pelo Blog.

http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/2013/05/tags.html

Sucesso!

iza artes e criações disse...

"Oi , vi seu blog na lista do blog "Grupo entre Blogs" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também" Fica com Deus. http://izaartesecriacoes.blogspot.com.br

***RG ARTES*** BY RAQUEL GARCIA*** disse...

Olá, achei seu blog na lista do "Entre Blogs"e vim conhecer.
Já estou seguindo.Quando quiser passe para uma visitinha em meu blog.

http://rgartes14.blogspot.com.br/

Joana disse...

Oi Amanda, é muito bom saber que jovens da tua idade estão tendo essa preocupação com a natureza e também com o destino do dinheiro público, geralmente mal aplicado. Quem sabe isso ajude o Brasil a melhorar. Tomara, porque eu já perdi a fé. Desde que tenho a tua idade que tenho uma certa consciência politica, mas de lá pra cá só vi piorar. Bjs e parabéns.
Joana

Gabriela Marques disse...

Oiii
Vim visitar e adorei o blog,já estou seguindo.
Continue postando, Beijos!
God bless you!

Gaby Marques#17
Cantinho do PhotoScape
http://cantinhodophotoscape.blogspot.com/

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos