• Frase da Semana :
  • -
  • Ao final, não esperem uma verdade absoluta, pois terei que infelizmente lhes informar que não há. - Amanda Lemos -

domingo, 12 de maio de 2013

Visita técnica a ETE





Nesta última quarta feira, 08/05, na parte da manhã, minha turma do terceiro ano do Colégio Padrão realizou uma visita técnica a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), a visita foi supervisionada pelo professor de Química da escola, Helói Araújo.

É interessante ressaltar inclusive que a visita foi de extrema importância, pois o ensinamento deve ser transmitido não apenas em aulas teóricas, mas, sobretudo, em teorias conciliadas com práticas, manuseio, observação, experimentação. Como já diria um provérbio popular: “Aprende, pratica e serás mestre.”

Nesta visita, fomos recepcionados pelo supervisor da estação que nos forneceu um paliativo a respeito de como ocorre o processo de tratamento do esgoto proveniente de Montes claros e municípios vizinhos e fomos guiados por um técnico que nos apresentou passo a passo como todo processo de filtragem e decantação ocorre. 


Localizada próximo ao antigo Frigonorte, a ETE ocupa uma área de aproximadamente 26 hectares (260 mil metros quadrados), e trata-se de um investimento de quase 150 milhões de reais. Sua implantação foi de extrema importância tendo em vista o beneficiamento ambiental que o projeto resultou, minimizando os impactos causados pelo escoamento do esgoto diretamente no ambiente, passando pela saúde humana e chegando ao incremento econômico local, através da geração de empregos e renda, por meio do emprego da mão-de-obra absorvida na instalação e manutenção da ETE.




A estrutura do empreendimento envolve a implantação de 26 quilômetros de redes de interceptores e de 50 quilômetros de redes coletoras ao longo dos rios e córregos que atravessam a cidade, impedindo a poluição ambiental. Ao todo, Montes Claros conta com cerca de 870 quilômetros de redes de esgoto e 95 mil ligações em residências, estabelecimentos comerciais e outros imóveis.

E afinal, como ocorre o processo de tratamento do esgoto? De forma simplificada, ocorre da seguinte maneira: o esgoto será levado até a ETE, onde primeiramente, vai passar por um tratamento preliminar. Nesta primeira etapa do processo, é feita a separação de material de maior volume e mais pesado, tais como lixo, garrafas pet e até mesmo metais. Na segunda fase, o esgoto passa pela chamada “grade fina”, que retém papéis e plásticos. Em seguida é feita a separação de areia.

Na fase seguinte, é feito o tratamento biológico, pelo sistema anaeróbio (sem a presença de oxigênio), sendo utilizados quatro reatores. Cada um deles tem capacidade para processar 125 litros por segundo. Nessa etapa, acontece a separação do lodo. A partir daí, são usados os filtros biológicos aeróbios,    confeccionados com material reciclável. Na etapa final do tratamento de esgoto, ocorre o processo de decantação, com a água podendo ser lançada ao rio praticamente limpa.






No entanto, não se engane. Esse “lodo” a qual me refiro trata-se de uma espécie de resto extremamente escuro que oscila quanto ao seu estado físico dependendo de sua constituição, ora mais líquido, ora mais pastoso. De acordo com o supervisor da COPASA, esse lodo resultante do processo de tratamento ainda não é destinado para um fim específico, ainda são feitos estudos quanto o seu beneficiamento.






Peço que reparem em uma informação que forneci nesta postagem.

Como havia dito, a instalação da ETE tratou-se de um investimento grandioso, quase 150 milhões de reais do erário público. A grande questão, no entanto, não se encontra aí, o ponto em discussão é que também foi-nos informado durante a visita que um dos quatro reatores utilizados no processo de filtração e separação do lodo está com defeito, alega-se ser resultante de um “erro” de projeto, e que não há previsão certa para sua substituição, suspeitam em um prazo de mais de seis meses para a reforma que ocorrerá, portanto, somente ao final do ano, se ocorrer, é claro, e irá custar, como também foi-nos informado, mais alguns milhões de reais, provenientes do imposto pago por cada cidadão.

O grande dilema é: Tendo em vista que o brasileiro paga por uma das maiores taxas tributárias do mundo, por que motivo a estação de tratamento não funciona em seus 100% de eficácia? E outra, onde irá parar essa água parcialmente tratada? 

A resposta para a segunda pergunta também foi-nos informada pelo supervisor da COPASA. Essa água que não foi tratada por completo retorna aos rios, mas como diriam os técnicos, mesmo parcialmente tratada não causaria danos à algum manancial.
Deixe estar, enfim.

Sei que minhas palavras podem soar um tanto ácidas ou leigas e que minhas críticas possam ser um tanto ousadas para uma “terceiranista”. No entanto, acredito que além de ressaltar a importância da visita técnica feita, devemos também tecer uma reflexão mais aprofundada e inteligente sobre o assunto. Acredito ainda que o  papel de toda escola além de formar alunos que passem nos melhores vestibulares, deve, sobretudo, formar cidadãos críticos e conscientes.





Texto de Amanda Lemos










18 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cibele Lima disse...

Olá, vim retribuir sua visita e caso precise personalizar seu blog, fale comigo!
bjo
www.layoutbyci.blogspot.com
www.vivaverdevivabem.blogspot.com

Ana Cristina Thomé disse...

Boa noite flor! Vim retribuir a sua visita no meu cantinho!Bem interessante a sua postagem. Gostei do seu blog. Já estou te seguindo. Tenha uma linda semana. Bjs
Cantinho by Giuly's
www.excessodegostosura1.blogspot.com

Tatiane Figueira Pereira disse...

Ola amiga... Vim Retribuir o carinho E Adorei Seu Blog... To Te Seguindo Tambem. Bjs

Cristiane Reis disse...

Oi Amanda! Tudo bem? Vi retribuir a sua visitinha através dos “Entre Blogs”, adorei o seu espaço e já estou te seguindo! Se quiser seguir o meu ficarei grata! Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
Blog Ensinar é Aprender

Unknown disse...

Retribuindo a visita, parabéns pelo seu cantinho adorei , continue com toda essa dedicação, beijinhos ;**
http://cliquedemoda.blogspot.com.br/

Reginaldo Silva disse...

Olá, Amanda, vim visitar seu Blog e retribuir sua gentileza, decidi te seguir, suas belas palavras sobre meu Blog. Vi esta postagem e lembrei de uma visita que fiz a uma fabrica de cerveja da Schin, muito bom.caso queira fazer parte do meu também ficarei grato.

http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/

Grupo:https://www.facebook.com/groups/caixademusica/

Sucesso!

Anônimo disse...

Paz seja contigo!
Tudo bem?
Cheguei aqui através do grupo Entre Blogs.
PARA MEDITAR...
O SENHOR é o meu Pastor e NADA me faltará.
Dias felizes pra ti!

Tina Bau Couto disse...

Olá!
Vim retribuir sua visita lá em meu blog, por conta da imagem da ovelhinha que deu sua lãzinha em form ade casaco para sua mãe :)

Agradeço a visita, as palavras e o carinho.
Vou dar uma passeada aqui pelo seu espaço.

Desejo a vc um dia produtivo, cheio de afeto, paz e bem \o/

Gustavo Fausto disse...

Muito interessante o texto Lemos, bastante esclarecedor! É realmente importante sairmos da teórica e irmos para a prática. Que essa visita seja apenas uma de muitas com o Colégio Padrão!

Anônimo disse...

Que legal.
Adorei as fotos.

Ah, to seguindo aqui..

http://iasmincruz.blogspot.com.br/

ANA CRISTINA RODRIGUES MANHÃES disse...

Olá !! Vim fazer uma visitinha e fiquei feliz em ver que o número de visitas está crescendo.
Nosso GRUPO ENTRE BLOGS também está crescendo dia a dia, você já viu? São blogs diversificados e muito interessantes. Não deixe de visitar os blogs afiliados e colocar o comentário dizendo que chegou lá através do ENTRE BLOGS.
Veja as DICA ENTRE BLOGS que tenho postado creio que vão ajudar.
Vamos crescer juntos!!!

CONVIDO A CONHECER TAMBÉM MEU OUTRO BLOG
Crescimento Cristão-Maturidade


BJUUSS

CRIS
Blog Crescimento Cristão

Entre Blogs Grupo de Divulgação

Fan Page Cristãos em Construção

Lilian Souza Góes disse...

Olá vim conhecer seu blog também.Ele é muito interessante e informativo.
Já estou te seguindo.
Jesus abençõe você e sua família.
Bjinhos coloridos e abençoados.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Quanto mais
se entende
a natureza,
o cuidar
da natureza
e o aprender
com a natureza,
mais se dá
ao conhecimento
o seu real sentido.

Tudo é possível
quando se tem um sonho.

Magda Moreira disse...

Olá, amiga!! Vim agradecer a sua visita no meu blog CHARMOSAS.COM e também venho te convidar para conhecer o meu outro blog a AGENDA DOS BLOGS. Ele é um blog de divulgação que está crescendo a cada dia!!! Passa lá e conheça!! Bjs!!!

Agenda dos Blogs

Unknown disse...

Olá, vim visitar seu Blog e dizer que lhe indiquei na TAG que recebi, se quiser responder, fique a vontade, caso queira também as perguntas, basta me mandar contato pelo Blog.

http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/2013/05/tags.html

Sucesso!

Joana disse...

Oi Amanda, é muito bom saber que jovens da tua idade estão tendo essa preocupação com a natureza e também com o destino do dinheiro público, geralmente mal aplicado. Quem sabe isso ajude o Brasil a melhorar. Tomara, porque eu já perdi a fé. Desde que tenho a tua idade que tenho uma certa consciência politica, mas de lá pra cá só vi piorar. Bjs e parabéns.
Joana

Unknown disse...

Oiii
Vim visitar e adorei o blog,já estou seguindo.
Continue postando, Beijos!
God bless you!

Gaby Marques#17
Cantinho do PhotoScape
http://cantinhodophotoscape.blogspot.com/

Nosso Livro Publicado !

Talvez também se interesse por.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
















Aqui não se conta tudo, porque o tudo é um oco, é um nada. Se conta somente, e o somente não necessita de explicação.

Amanda Lemos